O relógio que tem a barriga a dar horas

O João tem um relógio de metal cor de laranja ou é, afinal, o relógio de metal cor de laranja que tem um menino chamado João?! E este não é um relógio qualquer… É um despertador cheio de números a luzirem, com dois ponteiros a apontarem. A sua barriga está sempre a dar horas! Dá as horas de acordar, lavar, vestir, ir para a escola, estudar, brincar, comer… Quando está com fome, a barriga do João também dá horas como a do relógio. À noite, abre o livro de histórias que a avó lhe ofereceu. Ele e o relógio ficam a sonhar com o dragão cor-de-rosa pintado no livro. O relógio não partilha as horas da sua barriga redondinha com mais ninguém, são todas do João!

“O relógio que tem a barriga a dar horas” é um livro pensado com a finalidade de incutir na criança a noção de tempo/espaço, aliados às rotinas diárias. O processo de aprendizagem e da própria socialização passam, também, por associar determinadas tarefas às horas, assim como às várias fases do dia. A criança deve relacionar, pela continuidade e repetição, hábitos que facilitem a sua compreensão e integração no mundo, com vista ao seu desenvolvimento físico e cognitivo. Através do estabelecimento de rotinas diárias, a criança deve sentir um clima de maior entendimento, acerca do ambiente que a rodeia, e experimentar segurança e afetividade. O conhecimento e a associação das horas/tempo com as tarefas que a criança tem para realizar, ajudam a promover a sua responsabilização e melhoram a sua autoconfiança.
Para além do texto literário estimular a imaginação e a criatividade da criança, familiariza-a, ainda, com um certo conteúdo poético. A personificação do relógio cria emotividade estimula o afeto e a proximidade. A noção de tempo é, ainda, relacionada com as várias fases do dia, exercitando a criança a associar as horas ao espaço físico exterior, assim como aos elementos atmosféricos e ao sol, à lua e às estrelas. O que fomenta a sua curiosidade por temas lecionados na área de Estudo do Meio, em coexistência com a Matemática (abordada no estudo dos números, nas horas) e a Língua Portuguesa (do texto). Esta interdisciplinaridade faculta uma maior aprendizagem por parte da criança.

Sessões de Lançamento:

Maio 2012 – Pátio Bar, em Meãs do Campo.

Estiveram presentes, a escritora Alice Cardoso, Edmeia Silva pelo Centro Social e Paroquial das Meãs do Campo, Ana Ferraz pela Junta de Freguesia das Meãs do Campo e Teresa Adão pela Editora Edições Esgotadas.