O Piolho Zarolho e o Arco-Íris da Amizade

“Todos os meninos são especiais.
Todos têm dentro de si uma caixinha mágica,
Aberta de par em par,
A transbordar de inocência e amor…
Cabe-nos a nós pintar essa caixinha com as cores do arco-íris
E fazer com que ela jamais se feche!”

“O Piolho Zarolho e o Arco-Íris da Amizade” é um livro ilustrado (pela Carla Figueiredo) infantil bilingue ─ Português/Escrita com Símbolos, com recurso ao sistema de Comunicação Aumentativa e Alternativa ─, que vai permitir outras formas de comunicar, sobretudo, para quem tem dificuldades de comunicação verbal ou escrita.

Este método facilita a aquisição de competências básicas em literacia da leitura e escrita, uma vez que os símbolos podem ser motivos de inclusão ao serem utilizados, por exemplo, em processos de reabilitação ou em contextos educativos, nomeadamente em crianças portadoras de deficiências e, por isso, com necessidades especiais ou ainda em crianças com dificuldades de aprendizagem.

A apresentação, neste livro, de um leque variado de personagens, quase todos em situações engraçadas e inesperadas, para além de imprimir vivacidade, dinâmica e unidade narrativas, visa clarificar, de maneira humorística, a não existência de condições ideais ou perfeitas no quotidiano. Não obstante o tamanho, a natureza ou a origem, tenta mostrar-se como a aceitação e a tolerância poderão unir as pessoas, e que só juntos e em harmonia terão força para fazer do mundo um lugar melhor para todos.

No final da história, o Piolho Zarolho ficou “sem o cisco no olho” porque, por mais diferentes que estes fossem, viu o quão maravilhoso era, estar rodeado de amigos!

Esta é uma obra de afectos e de sorrisos, que pretende despertar ainda mais afectos e ainda mais sorrisos…

Sessões de Lançamento:

    Fevereiro 2010 – Livraria Almedina Estádio Cidade de Coimbra, em Coimbra.
    Apresentou a obra, o Professor Ernesto Cravalhinho, Provedor das Pessoas com Deficiência da Lousã. Estiveram, também, presentes a Dra. Maria do Carmo Medeiros, em representação do Instituto Nacional de Reabilitação, a presidente da APPACDM de Coimbra, Dra. Helena Albuquerque, a Dra. Patrícia Correia, em representação da CNOTINFOR e o Pedro Baptista, pela Editora Temas Originais.

    Fevereiro 2010 – “8.º Festival do Arroz e da Lampreia”, em Montemor-o-Velho. Estiveram presentes, a Dra. Alexandra Ferreira, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, a presidente da APPACDM de Coimbra, Dra. Helena Albuquerque, a Dra. Manuela Andrade, em representação da CNOTINFOR e o Pedro Baptista, pela Editora Temas Originais.

Voltar