A Outra Face do Luar

“Com este novo livro A Outra Face do Luar que congrega contos da autoria de Lurdes Breda, desce novamente, até nós, a luz surpreendente e decisiva que a palavra evoca. Neste misto de poesia e prosa e do lirismo metafórico dos seus textos, emergem transparências, interrogações, transfigurações, retratos e propostas de vida, a par de recordações tocadas pela ideia de claridade ou de esperança.
Ninguém melhor do que o escritor, ou o poeta, para nos poder envolver e embalar, de forma hábil, na ideia da infinitude, bem como na transfiguração dos actos humanos.
E é neste somatório de alegorias, de imagens e de inquietações que Lurdes Breda constrói, como lugar central, o núcleo do percurso imaginário da sua “viagem” que gira como um astro à roda do tempo.
Ler este trabalho é experimentar a riqueza da língua portuguesa, onde se estabelece e se refugia o sonho e a liberdade do pensamento qual lugar alado da escrita!
Depois, tudo é possível. Que o sonho continue e elevar o pensamento desta jovem escritora e permitam-me que, afectuosamente, lhe dedique as palavras do grande vulto da nossa cultura, Fernando Pessoa.

«…O sonho é ver as formas invisíveis
Da distância imprecisa, e, com sensíveis
Movimentos da esperança e da vontade,
Buscar na linha fria do horizonte
A árvore, a praia, a flor, a ave, e a fonte
Os beijos merecidos da verdade.»

In Mensagem, Fernando Pessoa

O Vereador do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho

Pedro Monteiro Machado, Dr.”

Sessões de Lançamento

    Dezembro 2006 – Galeria Municipal de Montemor-o-Velho.
    Presidiram à sessão o Presidente e o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, respectivamente Dr. Luís Leal e Dr. Pedro Machado; a escritora Teresa Sousa Fernandes; e um representante da editora Mar da Palavra, Sr. Vitalino Santos.

Voltar