Asas de vento e sal

“Agora, que surge um conjunto de poemas da autoria de Lurdes Breda, desce sobre os seus versos uma surpreendente e decidida luz, evocada sob o signo da claridade.
Neste livro, mergulham e emergem, em simultâneo, transparências, sonhos, fantasias, interrogações, propostas de vida norteadas sempre pela esperança e pela liberdade.
É, pois, neste somatório de alegorias, de imagens ou, talvez, de inquietações que a sua poesia constrói o lugar central, num percurso pleno de imaginação, voando nas “Asas de vento e sal”.
Ler é conhecer Lurdes Breda. Ela personifica a água inquieta, a terra de fadas, o fogo da paixão pela vida e o grito de esperança.
Nunca os inspirados deixam de inventar, melhor do que ninguém, a luz e a cor de que se alimenta a poesia. E não há como o escritor, sobretudo o poeta, para nos envolver, de forma hábil e precisa, na ideia da infinitude, do poder e da força criativa. À Lurdes Breda, símbolo feminino dessa força, dedicamos este “hino” de Miguel Torga:

Somos nós (os poetas), e só nós podemos ter
Asas sonoras.
Asas que em certas horas
Palpitam.
Asas que morrem, mas que ressuscitam
Da sepultura.
(…)
Homens do dia-a-dia
Que levantam paredes de ilusão.
Homens de pés no chão,
Que se calcem de sonho e de poesia
Pela graça infantil da vossa mão.

In “Antologia Poética”, 1994, Miguel Torga

O Vereador do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho

Pedro Monteiro Machado, Dr.”

Sessões de Lançamento

    Junho 2005 – Igreja da Misericórdia, Montemor-o-Velho
    Presidiram à sessão o Presidente e o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, respectivamente Dr. Luís Leal e Dr. Pedro Machado; os escritores Dr. Telo de Morais e Dra. Ana Paula Mabrouck; e um representante da editora Mar da Palavra, Sr. Vitalino Santos.
    Junho 2005 – Parque Municipal de Exposições, Lousã
    Presidiram à sessão o representante da Câmara Municipal da Lousã, Dr. Ernesto Carvalhinho e um representante da editora Mar da Palavra, Sr. Vitalino Santos.
    Junho 2005 – Junta de Freguesia de Liceia
    Presidiram à sessão o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Dr. Pedro Machado; o Presidente da Junta de Freguesia de Liceia, Sr. Manuel Duque; o escritor Dr. Joaquim Coelho Ramos; o relações públicas da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Sr. Aldo Aveiro; e um representante da editora Mar da Palavra, Dra. Elvira Santos.
    Setembro 2005 – Largo de S. Sebastião, S. Martinho de Árvore
    Presidiram à sessão o Presidente e o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra, respectivamente Dr. Carlos Encarnação e Dr. Mário Nunes; o Presidente da Junta de Freguesia de S. Martinho de Árvore, Sr. António Peixoto; e um representante da editora Mar da Palavra, Sr. Vitalino Santos.
    Setembro 2005– Centro Cultural, Liceia
    Presidiram à sessão o Presidente da Junta de Freguesia de Liceia, Sr. Manuel Duque; o patrocinador da obra, Sr. Joaquim Cardoso; e um representante da editora Mar da Palavra, Dra. Elvira Santos.

Voltar